PORTAL OR NEWS
Ansiedade é um hábito que pode ser abandonado, segundo este psiquiatra; saiba como
ansiedadecuriosidadehábitos sustentáveismudança de hábitopsicologiaTed Talk
Redação Hypeness - 29/03/2022
Atualizada em - 04/04/2022
A ansiedade é a doença do nosso tempo e se você tem sentido que não consegue se livrar dela, o que posso te dizer é: bem vinde ao ano de 2022, uma junção de crises sanitárias, financeiras diplomáticas e, claro, nóias.
PUBLICIDADE
O que parece ser um buraco sem fundo irremediável, pode ser apenas um hábito a ser quebrado. É o que afirma o psiquiatra Dr. Judson Brewer. Autor do bestseller “Unwinding Anxiety” (Descontraindo Ansiedade) e apresentador do TED Talk “A Simple Way to Break a Bad Habit” (Um jeito simples de interromper um hábito), visto mais de 18 milhões de vezes.
Assista com legendas no site oficial do TED Talks. Dr. Judson é também criador do aplicativo “Unwinding Anxiety”, com o qual ele usa para orientar as pessoas no desenrolar de seus hábitos de ansiedade que se acumularam na mente. “Medo mais incerteza leva à ansiedade, e essa ansiedade faz com que a parte de pensamento e planejamento do cérebro fique offline – então eu postularia que a preocupação não apenas não ajuda, mas na verdade piora as coisas porque não podemos pensar e planejar”, disse ele no podcast Good Talks.
PUBLICIDADE
Ele afirma que uma boa tática é mudarmos nossa relação com nossas emoções e pararmos de alimentá-las. Ao mesmo tempo, quando elas reaparecem, não resistimos a elas, porque essa resistência faz parte da alimentação: “o que resistimos persiste”.
Reconhecendo os gatilhos
Em “Descontraindo Ansiedade”, Dr. Judson Brewer se baseia em suas mais de duas décadas de experiência com treinamento em mindfulness, juntamente com pesquisas sobre o cérebro, para contribuir com o conhecimento sobre como as pessoas podem fazer mudanças permanentes e positivas em suas vidas.
PUBLICIDADE
Aqui no Brasil, somos uma grande nação de ansiosos. Em estudo realizado em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que o Brasil é o campeão de ansiedade comparado a todos os outros países do mundo. Ao todo, são 18,6 milhões de brasileiros que sofrem com algum tipo de transtorno de ansiedade. O Dr. Judson descreve a formação de qualquer hábito através de três elementos: um gatilho, um comportamento e uma recompensa. “Pense nos mecanismos básicos de sobrevivência. Vemos comida, comemos comida. Aí está o comportamento. E então a recompensa é que nosso estômago envia um sinal de dopamina ao nosso cérebro que diz: ‘Lembre-se do que você comeu, onde você encontrou essa comida’. Qualquer hábito é formado dessa forma”, disse em entrevista à CBC.
PUBLICIDADE
Sobre a ansiedade especificamente, ele afirma que o sentimento pode desencadear o comportamento de preocupação. “Essa preocupação pode nos fazer sentir como se estivéssemos no controle ou, pelo menos, nos fazer sentir que estamos fazendo algo, mesmo que não estejamos no controle. E isso é melhor do que não fazer nada”. Para ele, o mais importante é perceber o gatilho – o comportamento e a recompensa em um ciclo de hábito – e como a recompensa realimenta o gatilho. No livro, ele fala de um paciente que teve ansiedade por mais de 30 anos e realmente não tinha ideia de como sua mente funcionava. Começou o tratamento então com um pedaço de papel onde escreveu “gatilho, comportamento, recompensa” para ajudar a mapear por onde os sintomas começavam. Ele teria esses pensamentos de que poderia sofrer um acidente de carro. O comportamento foi evitar dirigir na rodovia. E então a recompensa temporária para ele era que ele não teria esses pensamentos desagradáveis. Mas, é claro, isso estava levando a todos os tipos de problemas para ele, porque ele estava tendo problemas para dirigir.
PUBLICIDADE
O que você ganha com isso?
Com foco no comportamento inicial, por exemplo – preocupação, procrastinação ou alimentação compulsiva – e depois mapeando-o de volta ao gatilho. A ideia é identificar os pontos de partida e mapeá-los até a recompensa. Daí é importante manter o valor da recompensa sempre atualizado e se perguntar: “o que estou ganhando com isso agora?” O psiquiatra mostra que, a partir da identificação, passamos a entender que algumas coisas não são tão gratificante quanto pensávamos – seja ter comido todo o saco de batatas fritas ou nos comparando com outras pessoas – e que isso abre espaço para uma oferta maior e melhor, onde nosso cérebro pede algo melhor.
PUBLICIDADE
“Há duas coisas que podemos acessar, fomentar e apoiar que estão sempre disponíveis: curiosidade e gentileza. A comparação, por exemplo, parece um sentimento contraído. Se olharmos para a bondade ou curiosidade, elas parecem expandida. Portanto, já podemos começar a injetar essas qualidades de expansão simplesmente sendo curiosos: ‘Ah, olha eu aqui me julgando de novo’. Isso nos ajuda a nos abrir. Ou, ‘olha eu aqui me agredindo. Estou sendo indelicado comigo mesmo'”. Como ele mesmo finaliza no vídeo do TED Talks: observe a vontade de fazer algo, tenha curiosidade de como seu corpo se sente a respeito, sinta a alegria de se desprender dela, repita. Crie novos hábitos usando a curiosidade a seu favor. E faça de novo!
PUBLICIDADE
Ilustrações: Getty Images
Fotos: Reprodução/TED
ansiedadecuriosidadehábitos sustentáveismudança de hábitopsicologiaTed Talk
Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.
Veja também
Gaveta de Dinheiro Automática Bematech GD 56 (Preta)
Automatizando
Automatizando
Se você tem glicose alta, use isso imediatamente!
Cientista: "Jogue os cremes fora? Se você tem rugas, faça apenas isso ao acordar"
Aqui está o custo de um Implante Dentário Bucal Completo em Caapora.
Esta fruta come sua gordura 24 horas por dia, 7 dias por semana
Receptor que não precisa de internet vira febre em Caapora
Se você tem glicose alta, use isso imediatamente!
Cientista: "Jogue os cremes fora? Se você tem rugas, faça apenas isso ao acordar"
Cientista: "Jogue os cremes fora? Se
você tem rugas, faça apenas isso ao...
diatena.com.br
Bateria Para Relógio de Ponto Control ID IDClass
Automatizando
Automatizando
Um Gole da "Morfina Natural" Extermina As Dores (Tomar Antes de Dormir)
Um Gole da "Morfina Natural" Extermina As Dores (Tomar Antes de Dormir)
Portal Universo Saúde
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.
Comentários
Postar um comentário